Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Vamos remar juntas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O remo é uma excelente opção para quem busca no esporte uma fonte de saúde. Considerado um esporte completo, que exige velocidade, força, resistência e esforço, o remo pode queimar até 600 calorias por hora, além de melhorar a postura, aliviar o estresse e aumentar massa muscular.

Estudos apontam que, assim como a natação, o remo proporciona grande desenvolvimento físico geral, utilizando a maior parte dos grupos musculares. “É uma atividade completa que trabalha 80% dos músculos do corpo, incluindo pernas, abdômen, peito, costas e braços”, diz Fernando de Campos Mello, Supervisor Técnico de Remo do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.

Desenvolvimento de habilidades para o cotidiano

Praticado individualmente ou em equipe, leva a melhora da concentração, da coordenação, do equilíbrio, da disciplina, da confiança e da colaboração mútua. “No Exterior, o remo é muito utilizado como atividade de integração em ambiente corporativo, trabalhando espírito de equipe e liderança”, diz Fernando Mello.

Em relação ao mito de que não é um esporte para mulheres, por deixar costas e ombros muito musculosos, o especialista rebate: “Esse é um preconceito brasileiro – na Europa e na Austrália existem clubes de remo exclusivamente femininos. Praticado como lazer, o esporte define e deixa o corpo da mulher super bonito”.

Vale citar Fabiana Beltrame, remadora brasileira campeã mundial na Eslovênia em 2011, medalhista de ouro em maio de 2015, em etapas da Copa do Mundo (Bled-Eslovênia) e medalhista de prata dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá em julho.

 

fabiana_01fabaina beltrame

 

O remo pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade

Apesar de parecer um exercício intenso, que pede força e boa forma física, a exigência do remo é completamente regulável. Um iniciante no esporte não precisa ter uma condição mínima de aptidão física, ele pode estar completamente fora de forma. A única exigência, por questões de segurança, é saber nadar. O remo também beneficia a parte cardiovascular, trabalhando em faixas de equilíbrio aeróbico, nas quais o coração e a toda a parte cardiorrespiratória são muito favorecidos.

Mulheres de todas as idades remando juntas
Mulheres de todas as idades remando juntas

Mesmo com todos esses benefícios físicos, o maior ganho de quem pratica remo talvez esteja no bem-estar, explica o professor e ex-técnico da seleção brasileira de remo, José Ricardo Contiere, conhecido como Piá. Por ser um esporte praticado ao ar livre, o remo possibilita uma relação muito próxima com a natureza, a água e o meio ambiente, mostrando-se uma excelente alternativa para quem quer praticar um exercício físico mas não gosta do ambiente fechado de uma academia.

O remo equilibra o dia a dia atribulado das pessoas

Você consegue sair do seu mundo e se transportar para um lugar que vai te exigir uma situação completamente diferente. Desestressa muito, pois você fica praticamente numa ilha, num barquinho cercado de água por todos os lados, onde você carrega todo o seu pensamento — relata o professor.

Ser auto regulador é uma característica desse esporte, que pode ser praticado como um lazer, de baixa intensidade, como pode trabalhar de forma mais intensa o corpo, se a pessoa tiver uma boa forma física. Essas condições atraem pessoas das mais diferentes idades para a prática do remo, inclusive idosos e crianças — explica Piá.

O resultado é fantástico, tanto para a parte física como psicológica. Você une uma atividade ao ar livre, com contato com a natureza, oferecendo aos participantes a oportunidade de ver tudo de outro ângulo.

Alimentação é um quesito importante

Antes e depois dos treinos, é recomendável ingerir alimentos ricos em carboidratos (pão, biscoito, fruta, leite, iogurte adoçado, batata, arroz, macarrão ou barra energética) e proteínas (carnes magras, clara do ovo, leite e leguminosas). Beber bastante água também é necessário.

Se você gostou da dica e está a fim de usufruir dos benefícios desse esporte, saiba que para praticar, é preciso providenciar somente roupas confortáveis, já que o barco, com os acessórios necessários, como tênis e remos, normalmente é fornecido pelo clube. Veja nos links abaixo onde você pode praticar o remo.

http://www.remobrasil.com/onde-praticar/sao-paulo

http://www.remobrasil.com/onde-praticar/espirito-santo

http://www.remobrasil.com/onde-praticar/rio-de-janeiro

http://www.remobrasil.com/onde-praticar/minas-gerais

http://www.remobrasil.com/onde-praticar/bahia

http://www.remobrasil.com/onde-praticar/santa-catarina

Para mais informações sobre o esporte, visite o site http://www.remobrasil.com

E se gostou da matéria, comente.

Até a próxima

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *