Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Segredos da vida a dois

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dr. John Gottman é um dos maiores especialistas mundiais e pioneiro no uso do método científico para o estudo dos relacionamentos. Em 1986, uniu-se ao Departamento de Psicologia da Universidade de Washington e fundou o Laboratório de Pesquisa da Família, que ficou popularmente conhecido como o Love Lab, ou “Laboratório do Amor”.

Durante décadas, ele e sua equipe estudaram milhares de casais voluntários no Love Lab e também em suas casas, onde a rotina dos casais foi registrada por meio de câmeras – uma espécie de BigBrother familiar, que resultou na Sound Relationship House Theory, de 1999, ou Teoria da Casa dos Sons dos Relacionamentos. Não poderia haver nome mais assertivo. Os relacionamentos emitem sons característicos que se manifestam de acordo com a dinâmica e a energia que as duas pessoas trocam e emanam. Casais que se harmonizam riem muito, brincam, brigam e se você prestar atenção, percebe que o som é agradável. Já os casais que vivem em conflito, podem até não brigar, falar alto, gritar, mas o som da relação incomoda e gera ansiedade.

Além da observação, o Dr. Gottman também realizou entrevistas e monitorou as reações fisiológicas dos casais enquanto eles interagiam, analisando expressões faciais, até mesmo as microexpressões, e monitorando o batimento cardíaco e a pressão arterial. Depois de estudar a vasta quantidade de informações e evidências colhidas ao longo de tantos anos, concluiu que, no que se refere a relacionamentos, existem os masters (mestres) e os disasters (desastres).

 

Masters são os casais que conseguem manter um relacionamento saudável e satisfatório, que gera bem-estar e crescimento. Os disasters são o oposto disso. A boa notícia, porém, é que os disasters, ou mesmo os que não chegam a ser um “desastre”, mas que também não são mestres, podem aprender a se tornarem masters. É disso que trata sua teoria e as técnicas a ela associadas.

7-virtudes-dos-relacionamentos-duradouros

Construção da Casa

A fundação

Construir um relacionamento é como construir uma casa. A analogia cabe perfeitamente bem aqui. Uma casa se constrói pela fundação que precisa ser sólida. Num relacionamento, a fundação representa a amizade, a ligação afetiva, a confiança, o companheirismo e a cumplicidade que reforçam os laços do casal. Quando o sistema de amizade funciona bem, o casal desenvolve a sobreposição de sentimentos positivos, o modo como um interpreta o que o outro diz ou faz é positivo e supera o negativo na proporção de vinte para um.

n_o_existe_amizade_entre_homem_e_mulher

Quando o sistema de amizade não funciona, o casal desenvolve a sobreposição de sentimentos negativos, e os comentários e interpretações positivos diminuem numa proporção de 5 para um, desencadeando frases repetitivas do tipo: “Você só faz isso para me irritar.”

O sistema de amizade é a fundação sobre a qual a casa é erguida que serve como base para todos os outros sistemas. Se a fundação não for sólida, a casa também não será.

As paredes

Conflitos existem e 69% são perpétuos, segundo Dr. Gottman. Estão ligados aos sonhos, valores e à própria identidade de um e de outro. Por isso são recorrentes e nunca serão resolvidos, mas podem ser administrados. Essa proporção de 69% de conflitos não resolvidos vale para casais felizes ou não. A grande diferença é que os másters sabem como administrar com eficácia, discutir sem destruir um ao outro e reparar danos. Eles tratam também de solucionar rapidamente e sem traumas os outros 31% de conflitos que podem ser resolvidos.

relacionamento-com-cliente

Os disasters atribuem os conflitos perpétuos à teimosia ou a alguma outra suposta característica negativa do parceiro ou da parceira. Ficam “batendo as cabeças” continuamente para ver quem consegue “dobrar” o outro. A relação torna-se então competitiva. Os masters, por sua vez, procuram encontrar o que o Dr. Gottman chama de “sonho dentro do conflito”. Sua abordagem é: “O que é tão importante que o(a) faz lutar tanto assim por isso?”.

O sistema de conflitos é a parede da casa. Ele se ergue a partir da fundação e sustenta o sistema que vem depois.

O Telhado

Em um relacionamento amoroso bem-sucedido, o parceiro e a parceira constroem uma vida em comum que, para eles, vale a pena ser vivida. Isso acontece quando existem propósitos e significados partilhados, fortes o suficiente para que os dois se sintam motivados ao imaginar um futuro juntos. O significado é partilhado quando o homem e a mulher criam e fortalecem seus rituais de conexão. Partilham valores e objetivos. Apoiam-se mutuamente nos diversos papéis que cada um deles desempenha na vida: namorado, marido, pai, filho, amigo, profissional. E, é claro, o mesmo é válido para o homem em relação à mulher. Compartilham sonhos que se referem ao casal e honram o sonho individual do outro.

O sistema de significado é o telhado da casa. Naturalmente, o telhado só pode existir se a fundação e as paredes forem construídas. Então, como está a Casa do seu Relacionamento?

Saiba como evitar a aproximação dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *