Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Plataforma online colabora na captação de recursos das ONGs

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Iº Fórum de Discussão da Rede Compartilha lança o Captamos no CE

O www.captamos.org.br é uma plataforma online de apoio e fomento a projetos de captação de recursos para organizações da sociedade civil. Incubada na Associação Brasileira de Captação de Recursos – a ABCR, é um dos resultados da série de debates promovidos no Instituto Arapyaú, em 2015, sobre formas de criar iniciativas para fortalecer a cultura de doação e captação de recursos no Brasil. O ambiente online vem sendo, então, apresentado em várias cidades pelo país, e agora é a vez de Fortaleza (CE) conhecê-la no Iº Fórum de Discussão da Rede Compartilha, que acontecerá no próximo dia 08/11.

unnamed

O Captamos oferece cursos com vídeo aulas, infográficos, orientação para uso de ferramentas de gestão, exercícios para aprimoramento do aprendizado, textos, artigos e todo um conteúdo especializado no Terceiro Setor criado por uma equipe fixa de profissionais da área, além de voluntários, formando uma rede de aprendizagem e troca de informações e experiências.

A captação de recursos é um dos gargalos do setor no Brasil, como bem lembra João Paulo Vergueiro – coordenador geral da plataforma e diretor executivo da ABCR: “Estamos muitos passos atrás na comparação com outros países. E a situação se agravou com a crise econômica. Apenas 24% das 300 mil ONGs do país têm uma área de captação de recursos estabelecida. E isso dificulta tudo, por isso é urgente apoiar essas instituições”.

Os dados comprovam a afirmação de Vergueiro. De acordo com pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – o IDIS, as doações individuais de brasileiros a ONGs totalizaram R$ 14 bilhões em 2015, enquanto nos Estados Unidos as contribuições chegaram a US$ 1 trilhão no mesmo período.

Ressalta-se aqui a importância das parcerias entre os vários setores do país para que iniciativas como o Captamos frutifiquem. A Rede Compartilha – organizadora do evento em que a plataforma será apresentada na capital cearense, é uma associação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e representantes e articuladores do Primeiro e Segundo Setor e de Conselhos Setoriais que visam fortalecer o Terceiro Setor, além de compartilhar conhecimentos, estratégias, networking e projetos coletivos. O Instituto Arapyaú (mencionado no início do texto) também é um desses articuladores: busca promover o desenvolvimento sustentável por meio de ações de incentivo a grupos e outras organizações que engaje a sociedade na construção de uma economia verde.

unnamed

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Vinicius Costa

Jornalista com MBA em Cinema Documentário pela FGV.Especialista em Política, Cultura e Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *