Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Olê Mulher Rendeira

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por mais que as rendas exalem (a pronúncia é ezalar) aristocracia e retornem com força reveladora das novas tendências da moda, o fato é que filhas e netas de rendeiras já não veem futuro nessa profissão. Elas contam que as filhas até aprenderam o ofício quando crianças, mas logo depois que cresceram foram estudar e trabalhar na cidade e perderam o interesse pelo trabalho manual. Elas acreditam também que a falta de interesse por parte das novas gerações está relacionada ao pouco incentivo e divulgação da arte.

rendas15

Será que elas têm razão?

Inúmeras pessoas passam todos os dias pela Avenida das Rendeiras, sem imaginar que do outro lado, existe uma tradição de três séculos em Santa Catarina, logo ali, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde as amigas rendeiras se encontram no famoso Casarão da Lagoa para bater os bilros. Bilro é esse instrumento de madeira pendurado nas pontas das linhas que você está vendo na foto. São os bilros que orientam o trançado da renda.

As meninas rendeiras eram consideradas prendadas e depois de casadas, faziam renda enquanto os maridos pescadores iam para o mar… Tempos diferentes em que os versos dessa canção norteavam a aventura romântica: Olê mulher rendeira. Olê mulher rendá. Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar…

A juventude se inspira no passado e nas tradições

Talvez, por conta, da memória social da juventude que resgata e seleciona aquilo que em sua época de criança assume um sentido e significado atual, a estilista alagoana Martha Medeiros tenha recriado com talento, peças e modelos exclusivos que ressaltam sua originalidade. Herdou da avó, professora de arte, a paixão por artesanato, e resgatou riquezas que utiliza como matéria prima de suas criações, feitas pelas mãos de quase 200 mulheres que formam cooperativas localizadas na margem do Rio São Francisco. Martha Medeiros trouxe incentivo e renovação às tradições populares, transformando a riqueza do trabalho feito a mão em sofisticados modelos da alta costura.

claudia leite vestindo vestido de renda renascença de Martha Medeiros
Claudia Leite em vestido de renda Renascença de Martha Medeiros
Manequim em desfile da Coleção Martha Medeiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Experiências preciosas podemos trocar com esses olhos e mãos que exibem os sinais da idade avançada, mas não se intimidam, e continuam trançando detalhes minúsculos nas rendas mais difíceis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *