Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

O segredo de Floripa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Florianópolis é o maior potencial empreendedor do Brasil, o que a faz referência em ambiente de negócios e candidata a atrair mais empresas de alto crescimento. Pelo menos esse é o resultado da pesquisa realizada pela ONG Endeavor, e publicada no Relatório ‘Índice das Cidades Empreendedoras/Brasil – 2014’.

grafico cidades empreendedoras

O segredo de ‘Floripa’ é o planejamento, baseado principalmente em três dos sete quesitos pesquisados: infraestrutura, inovação e capital humano. Para a Endeavor, os fatores destacados em ‘Floripa’ são interligados.

gráfico

A cidade é pólo de mão de obra capacitada (mais de 30% da população tem curso superior). Além de acessível, a educação é qualificada, pois quase 60% dos universitários são de instituições com notas máximas no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, do governo federal (resultado três vezes acima das outras capitais). ‘Floripa’ tem a vantagem ainda de concentrar a maior proporção de pesquisadores atuando em empresas. Isso – somado à qualidade das universidades, impacta num quesito importante para os negócios: inovação. Detalhe: os salários são vantajosos para os empreendedores; quase 50% deles recebem benefícios médios próximos ou iguais a de São Paulo, capital com economia reconhecidamente mais robusta (capital em segundo lugar na pesquisa da Endeavor).

 

Florianópolis

 

Para completar, a infraestrutura de Florianópolis é equilibrada, com custo de imóveis e energia elétrica abaixo da média das capitais. Além de ter boa segurança, fácil mobilidade urbana e 80% da população com acesso à internet, índice acima se comparado a de outras cidades grandes.

Mas a região ainda tem desafios

Mesmo com forte potencial de consumo, o mercado é restrito (tem a menor economia entre as capitais). E a movimentação de crédito para investir é baixa na comparação com outras cidades. A burocracia também atrapalha: hoje, quem deseja abrir uma empresa demora até três meses para se regularizar. Esse cenário força os empreendimentos para além da capital catarinense, caso seus investidores queiram expandir seus negócios.

Há 30 anos, a região tinha poucas empresas, e – provavelmente, não atingiria um resultado expressivo em pesquisas como esta. O quadro de ‘Floripa’ mostra ser possível construir uma cidade com bom ambiente para empreender. E evidencia o papel central do formulador de políticas públicas sobre o futuro promissor para a comunidade. Uma cidade bem sucedida, então, dependeria do alinhamento econômico, governamental e social.

Relatório Endeavor Índice das cidades empreendedoras

Por Vinícius Miguel Costa

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Vinicius Costa

Jornalista com MBA em Cinema Documentário pela FGV.Especialista em Política, Cultura e Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *