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O corpo e a mente merecem fluir

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Aproximadamente 10% da população mundial está com excesso de peso. No Brasil, mais de 50% da população adulta está acima do peso e 15% sofre de obesidade, explica a médica endocrinologista Adriana Codeville. Vários estudos já demonstraram que o aumento peso, na maioria das vezes é uma consequência de uma vida com hábitos pouco saudáveis, entre eles, alimentação inadequada, diminuição progressiva da prática de atividades físicas e aumento do número de horas passadas em frente a televisão ou ao computador.

Qual atividade física praticar?

O primeiro passo para se praticar uma atividade física contínua é escolher aquela que você mais se identifica. Muitas pessoas se matriculam numa academia, pagam um plano semestral ou anual, mas não frequentam. É necessário prestar atenção ao seu próprio corpo e em si mesma, para saber o que mais gosta de fazer. Se é dançar, dance. Se é meditar, medite. Se é jogar tênis, jogue. Se é caminhar no parque, caminhe. O importante é administrar o seu tempo de forma a desenvolver hábitos mais saudáveis. “O tempo escorre pelas nossas mãos”, conforme afirma Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, ‘mas podemos sim, gerenciar a nossa atitude e energia em relação a ele’. Portanto, não faça do tempo a desculpa.

Aqui vão algumas dicas:

mahamudra

Para quem quer reunir várias atividades em uma, o Mahamudra pode ser uma ótima opção. Desenvolvido pelo treinador paulista Cesar Curti, mistura crossfit, ioga, pilates, artes marciais e meditação, e talvez, por isso, venha atraindo expressivo grupo de pessoas que se reúne no parque do Ibirapuera, em São Paulo e já se expande para o ABC paulista, Salvador e até Los Angeles. O Mahamudra integra exercícios que trabalham força, consciência corporal, agilidade e flexibilidade, buscando também qualidade de vida e paz de espírito, explica Cesar Curti.

A arte da Meditação

A arte da meditação

Além de título do livro de Daniel Goleman, que vale a pena ser lido para compreender os efeitos para saúde mental e espiritual, a meditação treina a capacidade de prestar atenção e aperfeiçoa a habilidade de captar sutis manifestações no ambiente, ao invés de deixar a mente dispersar-se.

Naturalmente, nossa mente acostumada com a dispersão, vai resistir muito às tentativas de aquietamento, mas da mesma maneira que um músculo se desenvolve com o exercício, a nossa capacidade de concentração, se treinada com disciplina e constância, também vai se aprimorando, e à medida que essa concentração é sustentada, vira meditação. A palavra mais adequada seria contemplação.

As pessoas que praticam, regularmente, estabelecem uma relação de maior empatia ao conversar com alguém, porque conseguem prestar uma atenção especial no que a outra pessoa está fazendo e dizendo, e captam melhor as mensagens ocultas que ela está transmitindo. Essa é uma habilidade primordial para se viver e conviver melhor no dia a dia com a família, com grupos de pessoas no trabalho, com as situações enfrentadas no trânsito das grandes cidades, e principalmente, na qualidade da relação que cada um estabelece consigo mesmo.

Seja qual for sua escolha por uma atividade, não espere. Comece agora.

Até a próxima.

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Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

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