Lojistas de MG avaliam vendas da Primavera Verão 2017
Quase dois meses após o lançamento da moda Primavera Verão 2017 em Divinópolis (MG), lojistas avaliam as vendas em relação ao ano passado e destacam que tem ocorrido um equilíbrio, ou seja, eles não apontam queda e nem aumento nas vendas registradas. O economista Lázaro Ribeiro destaca que esse comportamento dos consumidores já era esperado desde 2015.
A gerente de produção Alcina Machado, destaca que a expectativa era de aumento, mas ainda assim produziu a mesma quantidade de peças em relação ao ano passado. “Houve um certo receio e por isso, não exageramos na produção. Mas o que posso dizer é que as vendas estão boas. Sei que muita gente está reclamando, mas acredito que a moda praia seja um setor diferenciado, destacou.
Ela disse que uma das apostas para agradar a clientela foi investir em peças mais versáteis, para que sejam usadas também no dia a dia. “Nossa produção foi pensada para que as peças possam ser aproveitadas. Uma pessoa compra por exemplo um biquíni que é um cropped e junto compra também uma saia. Essa peça pode perfeitamente ser usada depois para sair em um local qualquer”, disse.
Michelem Silva é vendedora de uma loja praia na cidade e também enfatiza que a coleção versátil caiu no gosto das clientes. Na loja onde trabalha a produção é voltada para biquínis e saídas. “Percebemos que não teve alta na procura e nem queda, realmente há um equilíbrio e isso é positivo”, disse.
Maycom Silva, também é representante de uma loja de moda praia e ressalta que para não haver queda nas vendas teve que baixar os preços. Dessa forma ele conseguiu equilibrar as vendas. “Começamos com um preço e em seguida percebemos uma diminuição na procura. Para evitar que isso continuasse acontecendo resolvemos remarcar as peças com uma leve redução nos preços. Não é algo que configure como promoção. Isso trouxe um equilíbrio e se compararmos com o ano passado percebemos que estamos conseguindo manter a mesma estimativa”, destacou.
O economista Lázaro Ribeiro afirma que esse equilíbrio nas vendas relatado pelos lojistas já era esperado desde 2015. “O mercado de moda praia comporta-se de forma semelhante ao mercado de cosméticos, cresce ano a ano. Isto porque mexe com a vaidade do brasileiro, especialmente do seguimento feminino. Também temos que considerar que o Brasil é um país de verão longo e cada vez mais quente. Os produtos de moda praia são sempre produzidos antecipadamente pela indústria, para estarem nas lojas de varejo já a partir do mês de agosto e setembro. Este ano de 2016, segundo pesquisas junto ás indústrias, o faturamento será mesmo igual ou superior ao do ano de 2015 na contramão da economia”, comentou.
FONTE: G1.