Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Estreia hoje documentário de Eryk Rocha

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Filho de Glauber Rocha reconta o sonho ‘cinemanovista’ em documentário

A partir de fragmentos de filmes, o cineasta Eryk Rocha retorna às raízes do movimento cinematográfico que consagrou toda uma geração

 

eryk-rocha-glauber-rocha-2

Estréia hoje (03/11), em circuito nacional, o documentário “Cinema Novo”, do cineasta Eryk Rocha. A partir de fragmentos de filmes, e com entrevistas dos principais líderes do movimento cinematográfico nacional – como seu pai, Glauber Rocha, a obra do jovem diretor reconta a trajetória de jovens que almejavam uma revolução artística num país repleto de contrastes, e que deixaram à posteridade um exemplo do fazer artístico reconhecido internacionalmente.

Entre sonhos e experiências estéticas, a geração do Cinema Novo colocou as mazelas nacionais no centro das atenções num período histórico em que o conceito de revolução estava na ordem do dia. Das alegorias fulminantes de Glauber aos documentários de Leon Hirzsman, passando pelo Brasil das geografias da favela e do sertão de Nelson Pereira dos Santos, o ‘cinemanovismo’ tornou-se a escola imagética par excellence do país, e que – neste momento político, social, econômico e cultural que a nação atravessa, possa ser redefinido como metáfora da possibilidade de transformação de uma sociedade.

Vale ressaltar que o filme de Eryk Rocha foi o vencedor do prêmio de Melhor Documentário na última edição do Festival de Cinema de Cannes, na França. E merece ser visto, inclusive, como referência pedagógica para as novas gerações de público do cinema nacional.

Abaixo, confira o trailer oficial. E bom filme.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TY1TMPCnLOA[/youtube]

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Vinicius Costa

Jornalista com MBA em Cinema Documentário pela FGV.Especialista em Política, Cultura e Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *