Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Educação com iniciativas libertadoras

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Educação com iniciativas libertadoras é o que mostra a edição número 5 do programa Afinidades, produzido pelo SEBRAE, que reuniu dois inovadores que contestam, cada um à sua maneira, o modelo atual da Educação.

O sócio-fundador da Geekie Claudio Sassaki trocou experiências com o educador José Pacheco, que ganhou fama mundial com a revolucionária Escola de Ponte, em Portugal, e hoje é a grande referência pedagógica do Projeto Âncora, em Cotia (SP) – ambos têm como pedra de toque a ampla autonomia que dão aos alunos. Fiel ao seu nome, o programa do Sebrae mostrou que há mais afinidades entre Sassaki e Pacheco do que se poderia imaginar.

Os dois foram enfáticos nas críticas à escola tradicional. “O modelo educacional que existe hoje no Brasil, com os alunos todos sentados, olhando para a frente, e o professor, em uma posição de transmissor do conhecimento, dando aula é algo que claramente não funciona”, disse Sassaki. Pacheco usou uma perspectiva histórica na sua avaliação. “Não cabe (hoje) a tralha pedagógica do século 19: aula, turma, série, toda a segmentação cartesiana, diretor, livro de ponto, prova”, disse. “Porque isso é inútil e prejudicial.”

O professor português amadureceu esses questionamentos nos anos 70. Quando assumiu a direção da Escola da Ponte, em 1976, Pacheco colocou em prática sua visão ambiciosa de mudança, com foco nos alunos. “Se dávamos aula e eles não aprendiam, eles não aprendiam porque dávamos aula. Tão simples… Porque é que não tinha descoberto isso há mais tempo?”

Seguindo a linha da Escola da Ponte, hoje no Projeto Âncora são os alunos que decidem o que vão estudar, montando roteiros semanais e a programação diária com a ajuda de um tutor. “O professor não ensina aquilo que diz, transmite aquilo que é”, afirma Pacheco.

Sassaki também é adepto do foco no aluno. “Em vez de o aluno ter de se adaptar àquele professor e àquele conteúdo, a gente vê a oportunidade de ajuda-lo nesse processo. E aí fazer o conteúdo se adaptar à forma pela qual ele aprende melhor e contextualizar esse aprendizado”, disse. “A beleza do que hoje a tecnologia proporciona é você fazer isso em larga escala.”

A questão da tecnologia, aliás, foi outro ponto de confluência na visão dos dois inovadores. “O que o Claudio oferece é uma plataforma excelente de aprendizagem”, disse Pacheco. No fim do programa, o educador foi incisivo na defesa do uso de recursos tecnológicos no ensino. “As novas tecnologias são incontornáveis. Quem pensa que pode prescindir delas está a cometer um erro crasso.”

Assista!

[youtube]https://youtu.be/CA3E0V4DbA0[/youtube]

Fonte: http://info.geekie.com.br/programa-reune-jose-pacheco-e-sassaki-dois-inovadores-da-educacao/

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *