Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Dormir pouco, engorda

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ansiedade, estresse e preocupação podem prejudicar o seu sono e impedir você de dormir. Isso traz consequências graves para a saúde. Mas será que esse distúrbio do sono pode influenciar no seu pesoDormir pouco engorda?

A falta de sono pode prejudicar sua qualidade de vida de várias maneiras, inclusive seu rendimento durante o dia no trabalho, na escola e em outros ambientes.

Pesquisa publicada nos Estados Unidos explica como uma noite de sono mal dormida afeta o cérebro e aumenta o apetite das pessoas. A descoberta ajuda a explicar a relação entre uma noite de pouco sono e a preferência por alimentos calóricos. O estudo foi realizado na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e ganhou as páginas da revista Nature Communications.

De acordo com o trabalho, a privação do sono tem um efeito duplo na mente no que diz respeito ao apetite. Um deles é estimular a resposta de uma parte do cérebro que administra a motivação de o indivíduo comer diante de um alimento gorduroso – ou seja, a reação diante da ingestão de uma batata frita ou hambúrguer é mais forte quando se dorme pouco e estimula a pessoa a comer mais. Ao mesmo tempo, a falta de sono reduz a atividade do córtex frontal, parte do cérebro responsável por medir as consequências de se consumir determinado alimento e por tomar decisões de forma racional. (Veja como os testes foram realizados)

sono é essencial para manter seu corpo saudável.

Dormir menos de sete horas por noite pode causar diminuição de concentração e aumentar as chances de depressão e de raciocínio lógico. esse problema ainda pode levar ao aumento de peso e afetar a saúde. Sim, dormir pouco engorda.

Um sono de má qualidade impacta no apetite e no gasto energético, o que pode resultar em ganho de peso.

Dormir pouco tem relação com alterações nos hormônios que controlam a fome.

Ao dormir menos de 7 /8 horas por noite, os níveis de leptina que é hormônio responsável por reduzir o apetite, baixam; enquanto que os níveis de Grelina que estimula o apetite, aumentam.

Mas ao dormir cerca de 4 horas por noite (que é considerado baixo nível de sono), o indivíduo sente mais vontade de comer alimentos calóricos, ricos em carboidratos, como doces e massas.

O que acontece é que noites de sono mal dormidas ativam com mais intensidade, a área cerebral responsável pelo apetite.

Além disso, quando se dorme pouco sobra mais tempo para comer e beber.

Quando se dorme pouco torna-se difícil praticar atividades físicas regularmente, o que leva a uma redução do gasto energético.

A falta de sono aumenta o cansaço, reduz a prática de atividades físicas e aumenta o risco de sedentarismo.

Essa é a conclusão de um estudo feito pela Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos.

Ao passar mais horas sem dormir, mesmo gastando mais energia; o indivíduo pode acabar comendo mais do que precisa e uma quantidade de calorias maior; especialmente à noite (fome noturna), e isso aumenta as chances de aumento de peso.

Mas dormir muito também não emagrece.

Um estudo divulgado pela Universidade Canadiana, revelou que dormir demais aumenta as chances de ganhar uns quilos extras.

Segundo o estudo, quem dorme muito tem 35% de tendência a engordar do que indivíduos que não ultrapassam as 8 horas de sono diária.

Já as pessoas que sofrem de insônia, tem chances de 60% de engordar a mais do que quem dorme de forma equilibrada.

Isso prejudica a taxa de metabolismo, que também prejudica o peso.

Dormir entre 7 e 8 horas por noite é essencial.

Dicas Para Melhorar O Sono

Confira algumas dicas para melhorar o sono e evitar uns quilos indesejados:

-Preste atenção na temperatura do ambiente onde você dorme, para não prejudicar o sono.

– Antes de dormir desligue ruídos extras, luzes e distrações.

– Leia meia hora antes de deitar, isso ajuda o seu corpo a relaxar.

– Evite comer doces açucarados, chocolate, carboidratos simples e antes de dormir.

– Opte por comer um pouco de proteína com vegetais ou uma pequena quantidade de carboidratos complexos com proteína, o que pode aumentar a melatonina.

– Estabeleça um horário de sono regular.

– Chás também podem ajudar a ter um boa noite de sono, como o chá de camomila. O chá naturalmente livre de cafeína tem um efeito calmante sobre o corpo.

-Evite manter o celular e outros aparelhos eletrônico próximo à sua cama.

Dormir pouco pode contribuir para o ganho de peso, entre outros malefícios para a saúde.

Por isso, é importante investir em algumas técnicas para melhorar suas horas de sono.

Caso você sofra com insônia ou outros problemas para dormir, procure orientação médica.

Outra forma de manter a boa saúdeprevenir doenças e melhorar a qualidade do seu sono, é por evitar os alimentos industrializados e processados, e por mudar os tipos de alimentos que você consome.

Fonte: Dr. Juliano Pimentel

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *