Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

UM NOVO OLHAR

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Recentemente assisti o filme “Como estrelas na Terra”, uma produção de 2007 do diretor indiano Aamir Khan. O filme provocou uma reflexão profunda a respeito da necessidade de desenvolvermos um novo olhar para nossas crianças, para cada individualidade.

A história gira em torno da vida de um menino que sofre de dislexia. Relata seu sofrimento na escola, entre amigos e no ambiente familiar. Até o dia em que um professor substituto de Artes entra em sala de aula e olha para o menino. Com um olhar sensível e um plano pedagógico, ele consegue resgatar a alegria de viver do menino e sua vontade de aprender.

Ao ver o filme me perguntei: qual a linha pedagógica desse professor? Sócio-construtivista? Sócio-interacionista? Montessoriana ou Waldorf?

A linha pedagógica praticada por esse professor é a Pedagogia do Amor. Um tipo de abordagem milenar, idealizada e difundida por Jesus Cristo, que em toda sua trajetória de vida mostrou compaixão e ofereceu um olhar atento e individualizado à todos que dele se aproximavam.

um novo olhar
Jose Saramago

A história do menino Ishaan muito me fez lembrar uma frase de Goethe: “Trate um homem como ele é e ele permanecerá como é; trate-o como ele deve ser e ele será como pode e deve ser” e outra de José Saramago no Ensaio sobre a cegueira, “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

Qual a qualidade do olhar daqueles que educam as crianças? Certas crianças encontram-se prisioneiras de um olhar cristalizado e estigmatizante. Um olhar viciado, que enxerga as mesmas coisas sempre.

O olhar que alcança a essência da criança é o tipo de olhar fluídico, aquele que não se fixa em um único ponto, é penetrante e tem longo alcance. O olhar que enxerga a necessidade da criança é um olhar livre de preconceitos, que se renova a cada dia, criando uma nova possibilidade de vir a ser.

Assim Cristo olhava seus discípulos, com um olhar profético, tipo de olhar que alcança o futuro, independente das circunstâncias adversas do momento presente. Um olhar que vê além das aparências e comportamento em si. Esse é o olhar crístico que devemos almejar. Assistam o filme. Vale muito a pena.

“Aquele que muda de olhar, muda de mundo.” – Jean-Yves Leloup

Em tempo: Bendito sejam os professores substitutos que chegam como uma possibilidade de renovação do olhar para individualidades ofuscadas e imprimem uma dinâmica diferenciada para o coletivo!

Boas reflexões!

Abraço carinhoso
Ana Lúcia Machado

www.educandotudomuda.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Ana Lucia Machado

Ana Lucia Machado

Relações Públicas, educadora especializada em Pedagogia Waldorf, autora do livro Clarear e do blog Educando Tudo Muda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *