Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Paraná debate importância da Energia Renovável para o desenvolvimento regional

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Seminário sobre o uso de fontes renováveis apresentará exemplos bem-sucedidos no Brasil e no exterior

O município de Cascavel sediará o IIIº Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná no próximo dia 08/11. O evento acontecerá no anfiteatro da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), e reunirá vários representantes do setor energético, que apresentarão exemplos práticos do uso do biogás e da energia solar fotovoltaica tanto na região oeste quanto em outras do Paraná, além de experiências pelo Brasil e exterior. O objetivo é fomentar o aproveitamento de energias alternativas, a eficiência energética e a geração distribuída como contribuição ao desenvolvimento regional.

unnamed-2

O evento contará principalmente com talk-shows, palestras e a apresentação de fornecedores da cadeia produtiva do setor. Iniciativa da Câmara Técnica de Energias do Programa Oeste de Desenvolvimento (CT-POD, parceria entre o Poder Público e o Setor Privado), com realização do Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias do Paraná), a ação se tornou a mais significativa para o mercado no estado, com aumento considerável de público das duas edições, realizadas em Foz do Iguaçu, para esta. O evento conta ainda com o apoio de Itaipu Binacional, CIBiogás, TECFAG, Sistema Fiep, Absolar, ABiogás, Copel e do Governo do Estado do Paraná.

Na abertura do evento, estarão presentes: o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional, Herlon de Almeida; o conselheiro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); e o vice-presidente da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Alessandro Gardemann. Os três debaterão o cenário das energias alternativas para o desenvolvimento econômico.

unnamed-1

Na seqüência, quatro fornecedores do setor apresentarão ao público produtos e serviços de energia renovável. São eles: Phronesys Engenharia de Sistemas, Pelper Soluções Energéticas, 3DI Engenharia, além do Centro Tecnológico da Fundação Assis Gurgacz (TECFAG) – anfitrião do evento. Em seguida, o analista de negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Carlos André Fiúza, realizará palestra sobre a gestão e a eficiência energética.

 

unnamedDepois, – num debate sobre tecnologias e modelos de negócios da área do Biogás, o evento contará com a presença do gerente do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), Rafael Gonzalez; além do representante da CT de Energias e Biogás, Felipe Marques; do engenheiro químico e pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Thiago Carvalho de Mello; e do diretor técnico da CS Energia, Luciano Fedalto. Logo após, mais dois fornecedores se apresentarão: o Instituto de energias Renováveis e Inovação (Ieri) e a Master Solar Energy.

Um debate sobre energia solar fotovoltaica e a iniciativa de matriz energética regional marcará o evento, em seguida, com a presença do professor e mestre em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maurício Romani; do representante da Solar Energy do Brasil, Henderson Elias Martins; além de um profissional da Copel, com o nome ainda não confirmado.

A programação segue com a palestra do presidente da Agencia Andaluza de La Energia (AAE), Vicente Fernández Guerrero, que demonstrará o exemplo espanhol de compra coletiva de energia, arranjo ainda inédito no mercado brasileiro de fontes alternativas. Outros dois fornecedores deverão se apresentar, logo depois, mas os nomes e empresas ainda não foram confirmados.

E para encerrar o evento, um representante do Sebrae/PR – de nome também ainda não confirmado, explanará sobre o conceito de empreendedorismo no setor de fonte alternativa, enquanto o vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Urbano Inácio Frey, discorrerá sobre energia limpa em mercados competitivos. O último componente do painel, o engenheiro eletricista da Assessoria de Energias Renováveis de Itaipu, Maycon Vendrame, comentará um projeto-piloto de energia solar fotovoltaica em propriedades rurais do oeste do Paraná.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Vinicius Costa

Jornalista com MBA em Cinema Documentário pela FGV.Especialista em Política, Cultura e Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *