Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

Democracia Jeans

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O jeans é o que podemos chamar de ‘vira lata’. O inventor era natural da Letônia. Quem financiou a idéia foi o alemão Levi Strauss. A patente foi americana. O tecido, francês: O brim, rústico, feito da mescla do algodão, surgiu na cidade de Nîmes no século XVII, e rapidamente começou a ser conhecido por “tecido de Nimes”, expressão que com o tempo foi abreviada para “Denim”.

Esse brim rústico, por ser um tecido robusto e durável, começou a ser usado em roupas para trabalhos no campo e pelos marinheiros italianos que trabalhavam no porto de Gênova. Há quem diga que os marinheiros genoveses chamavam suas calças de trabalho de “genes” que era uma espécie de abreviação de Gênova, cidade portuária italiana. Ao falar “Genes”, com aquele forte sotaque italiano, acabou se tornando “jeans” e assim se espalhou pelo mundo. Outra versão conta que esses genoveses eram chamados de genes pelos franceses. E depois, de jeans pelos americanos. E assim teria surgido o nome, conhecido até hoje.

O Jeans transcende a moda

De geração em geração, o jeans conseguiu se espalhar e cativar pessoas, desde a mais básica até a mais refinada, e se tornou a peça mais usada do planeta. Entre as mulheres, é unânime em todas as medidas. Até mesmo no espetáculo de dança do ventre de Mercedes Nieto & The Nymph Oriental Dance o jeans é usado como figurino das mais magras às mais robustas, com a mesma elasticidade e sensualidade, e tão bonito e sexy quanto os tradicionais tops e saias longas que elas costumam vestir. 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-ESxbEQkh6g[/youtube]

Ídolos do cinema, da música e dos movimentos culturais perpetuaram o jeans que já foi roupa de minerador, operário, soldado, rebelde, e hoje é usado por todos sem distinção de classe social ou idade. Personalidades como James Dean, Marlon Brando, Elvis Presley, Marilyn Monroe, Beatles, Bob Dylan e Jimi Hendrix foram protagonistas da democracia jeans como linguagem e expressão de muitas e muitas gerações. Os hippies americanos também o adotaram como peça essencial de uma cultura jovem e contestadora. O jeans atravessou o século XX, se transformando no artigo mais democrático e popular existente,  e permanece vestindo homens, mulheres e crianças há mais de 150 anos.

Anos 60
Marilyn Monroe
James Dean
Marlon Brando

 

Beatles e Jeans
The Beatles

 

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios, e coach com especialização em Psicologia Positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *