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Cores que nutrem a vida

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Levantar pela manhã e iniciar o dia com cores que nutrem a vida é receita perfeita para quem quer saúde em abundância. As frutas nos transmitem através de suas cores, a harmonia e transmutam o ar, o éter e a atmosfera do ambiente onde se encontram. Durante seu longo período de cultivo recebem o sol em toda a sua plenitude como energia vital. Ao consumi-las enquanto fresquinhas, nutrimos nosso corpo de inúmeros nutrientes como vitaminas, sais minerais, fibras e tantas outras propriedades medicinais indispensáveis para a saúde. Observe, atentamente, esse lindo e saboroso prato de frutas e saiba o que cada uma delas pode fazer pela sua saúde.

Figo

fruta

O figo é rico em vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de sais minerais como potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio, cloro e ferro. É laxante, digestivo e diurético. Faz bem para o fígado, é depurativo para o sangue, e desintoxicante.

O figo é muito nutritivo porque apresenta grande quantidade de açúcar natural, aproximadamente 15%. Já os figos secos aumentam seu teor de açúcar em até 60%.

Rico em potássio, quando seco, o figo tem o valor calórico e mineral triplicado e a quantidade vitamínica reduzida pelo processo de desidratação. Essa fruta é uma fonte de benzaldeído, um agente anticancerígeno, e de flavonóides, antioxidantes. O figo contém também enzimas que ajudam a digestão, além de fibras, e é ótimo para quem sofre de problemas ósseos.

O figo fresco é considerado um poderoso expectorante. Já o seco é ótimo para quem tem bastante desgaste físico. Pode ser usado também no tratamento de abscessos e aftas. Deve ser evitado por pessoas obesas e por quem sofre de acidez do estômago e artrite.

100 gramas de figo contém 384 miligramas de potássio.

Kiwi

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Riquíssimo em vitamina C, duas vezes mais do que a laranja, o kiwi é fundamental para que o nosso organismo possa produzir colágeno. É também uma fonte considerável de betacaroteno.

Rico em potássio, magnésio e ácido fólico (muito importante na dietas das gestantes), o kiwi contém uma enzima – a actinidina – que ajuda a digestão. Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitaminas B2, B5, B6 e A. O Kiwi é rico também em minerais como o cálcio, zinco, ferro, fósforo e ácido pantotênico. Possui aminoácidos como glutamato e arginina.

Tem capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos e anti inflamatórios e leves efeitos laxativos. Contribui também para equilibrar a tensão arterial, aumenta as defesas do organismo na prevenção das gripes e constipações, e faz bem a todo o sistema cardiovascular.

Morango

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É um fruto que crescia espontaneamente nas montanhas e florestas, até que começou a ser cultivado, por volta do ano 1400, pelos franceses. Depois ingleses, alemães e italianos passaram a cultivar a planta, promovendo melhoramentos genéticos que aumentaram o tamanho do fruto.

Suas vitaminas são: A, B1, B2, B5 e C.

Sais minerais: potássio, sódio, cálcio, fósforo, silício, ferro e cloro.

Alimento de muitas virtudes, o morango é nutritivo, alimenta sem engordar, pois é pobre em carboidratos. Seu açúcar é levulose, o que é permitido para os diabéticos. Evite usar açúcar ao comer ou preparar o seu suco, pois pode causar fermentações indigestas. É melhor adoçá-lo com mel, desde que não seja diabético. É tônico, mineralizante, antitérmico, diurético, antiartrítico, desintoxicante, regulador hepático, do sistema nervoso e das glândulas endócrinas e hipotensor. Combate a bronquite, os cálculos renais, o reumatismo, a anemia e a gota. Deve ser evitado por quem sofre de má digestão.

Cem gramas de morango têm 32 calorias.

Antes de ingeri-los, lavá-los com água e limão. O morango é mais rico em vitamina C do que a laranja e o limão. Contém 10% de proteínas, 8% de açúcares e 1% de sais minerais (ferro e sódio). É rico também em vitámina E e A, portanto uma fonte de antioxidantes e um dos melhores amigos da pele.

Recomendado para diabéticos, reumáticos e pessoas com gota. Na medicina natural os morangos são utilizados para limpar o aparelho digestivo e de um modo geral, são muito importantes nas dietas para a hipertensão e retenção de líquidos. São benéficos também para diminuir os problemas ósseos e anemia.

Banana

fruta 3É um alimento de alto valor nutritivo. Uma banana tem 21% de carboidratos e é rica em proteínas.

Sais minerais: Potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, silício, enxofre. Vitaminas: A, B1, B2, B5, C e E.

A banana tem uma substância chamada triptofano que, no intestino, se transforma em serotonina. Nesse órgão é que se forma esse hormônio, responsável pela alegria e bem-estar. É por isso que a banana é também considerada um antidepressivo natural, desde que ingerida de maneira correta.

Ela possui também uma enzima chamada bacilo acidófilo, que combate todas as enfermidades intestinais. Os resíduos alimentares, enquanto estão no intestino grosso aguardando a sua eliminação, desenvolvem processos degenerativos no nosso organismo. A banana é de vital importância, pois evita esse processo. Devemos consumir bananas sempre maduras, pois assim todo o amido já se converteu em açúcar, o que a torna mais assimilável, e sempre ingeri-la uma hora antes das refeições ou duas horas depois.

A banana nanica tem maior concentração de potássio que as demais. Quando for dançar ou praticar esportes, leve sempre com você 2 bananas. Ingerir uma 30 a 45 minutos antes e a outra quando terminar de praticar algum esporte. Esse hábito repõe o potássio perdido.

A casca pode também ser utilizada para massagear as pernas ou outras partes do corpo, hidratando toda a região. Nas pernas melhora a circulação e é um preventivo natural contra as varizes.

Para regularizar a função intestinal, bata a banana com iogurte no liquidificador.

Agora você compreende o que um prato de frutas como esse pode contribuir para que o seu dia seja mais alegre e com maior disposição. Cuide-se bem e até a próxima.

 

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Maria Alice Guedes

Maria Alice Guedes

Jornalista e escritora, autora do livro Desnudeios - Um retrato do homem moderno em suas relações de afeto.

One thought on “Cores que nutrem a vida

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