Get Amazing Stories

Get great contents delivered straight to your inbox everyday, just a click away, Sign Up Now.

4 empreendedoras que transformaram o negócio de família

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Estas mulheres empreendedoras estão transformando os negócios fundados pelas suas famílias. Seja de maneira planejada ou não, elas ampliaram a sua participação nas empresas, imprimiram seus estilos de gestão e deram a sua contribuição. Elas participaram no dia 10/11 do evento Encontro de Liderança Feminina, realizado pela BM&FBovespa em São Paulo.

Empreendedora

Herdeira, com orgulho
Em 2009, após a morte prematura do irmão, Dácio Múcio de Souza Júnior, que estava sendo criado para assumir a Filtros Europa, a advogada Manuella Curti de Souza aproximou-se do pai e da empresa. O patriarca, Dácio Múcio de Souza, faleceu seis meses depois. O impacto na empresa familiar foi grande, mas a decisão foi de não vender o negócio. Manuella, hoje com 32 anos, assumiu a liderança da empresa e enfrentou os julgamentos por ser “filha do dono”. Com o tempo, trouxe seu estilo de gestão e desenvolveu um orgulho de ser sucessora. Há três anos, a empreendedora propôs uma transformação cultural à Filtros Europa. “Faltava um olhar voltado para o desenvolvimento humano e a liderança”, diz. Há três anos, teve início um processo de capacitação das equipes, com a ajuda de uma consultoria. A gestão, antes centralizada, tornou-se mais horizontal, para que as decisões sejam mais ágeis. “É um projeto de longo prazo, uma mudança de mindset”, afirma a empreendedora.

Estagiária tardia
Gabriela Baumgart, 42 anos, cresceu em contato com as empresas da família – os Baumgart são donos do shopping Center Norte e da indústria Vedacit. Aos 15 anos, começou a trabalhar em lojas para ter experiência no varejo. Formou-se em direito, atuou em outras empresas e foi sócia de um escritório de advocacia, até que, 15 anos atrás, foi chamada a entrar de vez no Grupo Baumgart – como estagiária. “Aceitei porque tenho muito orgulho de fazer parte da perpetuação dos negócios”, diz Gabriela. Hoje, ela é diretora-executiva na empresa e membro do conselho de administração. Uma das suas contribuições foi ter investido em governança corporativa. “Eu tenho um papel importante no alinhamento da família em torno do grupo”, afirma.

Maria Rachel Cabral Ribeiro

Jovem multifranqueada
Aos 17 anos, Maria Rachel Cabral Ribeiro assumiu duas franquias da Subway que eram dos seus pais. A família acabou se afastando do negócio, e a empreendedora passou a liderar as lojas. Hoje, aos 22 anos de idade, Maria Rachel tem cinco unidades da Subway em funcionamento em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. A franqueada conta que trouxe à empresa um estilo diferente de gestão de pessoas. “Eu penso mais no coletivo. Não quero crescer sozinha”, afirma Maria Rachel. “Implementei um plano de metas para todos os funcionários.” O grupo de franquias tem um total de 70 colaboradoras – todas mulheres.
Papel de consultora
Primeira filha e primeira neta de uma família empresária – dos donos do Grupo Moura, que fabrica baterias –, Mariana Moura, 38 anos, queria corresponder às expectativas dos pais e dos avós. Formou-se em direito e deixou Recife (PE) para trabalhar em São Paulo. “Logo me frustrei porque não encontrei um modelo de liderança adequado”, diz. Ela migrou para o mercado de arte e abriu galerias. Ao mesmo tempo, começou a se capacitar em governança corporativa. “Eu sabia que tinha uma responsabilidade como acionista. Essa consciência foi crescendo e eu passei a contribuir mais para a empresa”, afirma Mariana. De volta a Pernambuco, ela assumiu a área de governança de um escritório de advocacia e, depois, abriu uma consultoria no ramo. Com isso, estruturou esses mecanismos na empresa da família. Hoje, é presidente do conselho de família e membro do conselho de administração. Recentemente, disse não ao convite de assumir a área no grupo “full time”. “Neste momento, quero desenvolver o negócio que eu criei, que é a consultoria.”

Fonte: revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Vinicius Costa

Jornalista com MBA em Cinema Documentário pela FGV.Especialista em Política, Cultura e Sustentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *